quarta-feira, 27 de março de 2013

Modelagem de Domínio





Um modelo de domínio é uma representação visual de classes conceituais ou objetos do mundo real, em um contexto (Fowler, 1996). Ou seja, é uma descrição de coisas/conceitos em uma situação real, mas não de objetos de software, tais como classes em Java, por exemplo. O modelo de domínio, produzido na etapa de análise, ajuda na elaboração da lista de requisitos.

Nesse sentido, um tom determina 8 acordes (sem as variações) a serem tocados. Um tom pode ser maior ou menor; por causa disso, temos que Acordes Maior e Acordes Menor são um tipo de Acorde. Um acorde é composto por 3 notas tocadas simultaneamente. As instâncias C e C#m são apenas um exemplo de nota e acorde, respectivamente.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Musical Instrument Shield

Seguindo com o projeto, estamos na fase da integração Hardware-Software.
Estamos trabalhando no momento com o Musical Instrument Shield, que será de extrema utilidade no projeto, com ele poderemos reproduzir sons reais de instrumentos musicais, já que o Musical Instrument Shield comporta uma biblioteca de diversos instrumentos musicais.

Segue foto abaixo dele conectado no Arduino e na Protoboard para a realização de alguns testes com o Software.

Musical Instrument Shield (vermelho)




















Musical Instrument Shield















O manuseio do hardware é simples junto ao Arduino e a Protoboard, como estamos fazendo alguns testes com o Software, decidimos ainda não solda-lo junto ao Arduino, mas para a finalização do projeto será necessário.

A princípio utilizamos este site de dois alunos da Universidade de Stanford, para nos auxiliar com o desenvolvimento do código.
Ao decorrer do desenvolvimento encontramos algumas dificuldades que serão solucionadas junto a nossa Orientadora.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Relatórios Parciais

No último mês, deixamos um pouco o blog de lado para correr com a elaboração dos relatórios parciais de cada um. Decidi publicar agora os documentos com os resultados preliminares da pesquisa:


Danilo - Programação Arduino
Rodrigo - Hardware
Thiago - Interface Java