About

Grupo composto por Danilo Nunes Paulo, Rodrigo Vilarouca e Thiago Vidal, da Iniciação Científica da PUC-SP - Ciência da Computação - Agosto/2012 a Julho/2013.

Esta IC nasceu como projeto da disciplina Física Experimental II e tem como objetivo criar uma guitarra que não necessita de cordas para ser tocada.

Um dos requisitos é criar um instrumento utilizando ferramentas acessíveis, de baixo custo, flexíveis e fáceis de usar por profissionais e amadores, destinado principalmente para aqueles que não têm acesso aos equipamentos mais sofisticados.

Os integrantes da equipe vislumbraram a possibilidade de desenvolver um hardware, a ser conectado ao Arduino, e uma aplicação de software em Java, com a finalidade de funcionar como uma guitarra sem cordas. Entretanto, com o decorrer do projeto, algumas mudanças foram feitas e foi alterada a proposta da interface gráfica. Procura-se a familiarização sonora e das siglas dos acordes de um violão para os iniciantes da música.

Pretende-se, portanto, tornar a experiência musical mais intuitiva, pois a ausência de cordas permite que a afinação não se altere com o uso e nem devido à fatores ambientais. 

Agradecimentos: Prof. Drª. Edith (orientadora desta IC), Prof. Dr. Ítalo (engenharia de software), Profª Drª Marisa (física). Jefferson Bernardes (participou do projeto de Física e contribuiu para este trabalho), Maurício (luthier), Adilson (laboratório da PUC-SP).

2 comentários:

  1. Animal gente.. Show de bola.
    Torço p/ que vcs consigam desenvolver com sucesso este projeto. O que precisarem de mim, estarei aqui !
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jeff! Você caiu de paraquedas pra gente bem no começo quando ainda era projeto de Física, com certeza na hora certa! Devemos boa parte do que temos hoje a ti man... tamo junto! Stay tuned.

      Excluir