Interface Gráfica


Interface em Java


O objetivo desta parte é construir uma interface gráfica para quem deseja conhecer os sons dos acordes básicos (sem as variações) de todas as afinações de uma guitarra acústica. Nesse sentido, pretende-se auxiliar o aprendizado de música, pois se cria um ambiente didático que pode ser utilizado tanto por professores, quanto por alunos. Para isso, foi utilizada a tecnologia Java, que tem uma API de manipulação de áudio eficaz, a Java Sound. Os acordes foram gravados com um software de produção musical, GarageBand. 

No andamento da pesquisa foi percebido que o projeto se tornaria muito mais complexo se seguisse pela linha de Engenharia de Software, abrangendo todas as etapas de um projeto comum de software. Pelo cronograma apertado, a orientação recebida foi que documentasse o código já desenvolvido outrora. Após terem sido resolvidos problemas como dimensionamento de layout da interface e corrigir ruídos das gravações, o software funciona normalmente.


A figura abaixo refere-se a um rascunho de uma tela feita em Java com Swing. A API Swing procura desenhar por conta própria todos os componentes, como formulários, botões, ícones, dentre outros; ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham. O propósito aqui é de criar botões correspondentes à cada acorde. Ao clicar, sairá o som dele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário