terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Prévia da Interface Gráfica: Stringless Guitar - Parte 4

Nesta última parte da prévia da interface gráfica, vamos abordar o assunto mais intrínseco, que é a lógica de abrir arquivo de áudio. Para isso, há dois jeitos distintos: especificar o caminho de um arquivo local ou por Uniform Resource Locators (URLs). Como o próprio nome já diz, URLs são utilizados para localizar sites na web. Por exemplo, no outro post, o site http://pscode.org/media/EverLove.mid é o URL utilizado pelo programa pra abrir esse arquivo de áudio midi. 

Ao explorar a outra alternativa, devemos informar no código do programa aonde esse arquivo se encontra no computador. 






Em suma, o método abaixo é encarregado de implementar essa operação:


private void D_GMaiorActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
       InputStream in;
       try{
           in = new FileInputStream(new File("C:\\Users\\Thiago\\Downloads\\D_G Maior.wav"));
           AudioStream audioStream = new AudioStream(in);
           AudioPlayer.player.start(audioStream);
       }
       catch(Exception e){
           JOptionPane.showMessageDialog(null, e);
       } 
    }



Um caractere separador é utilizado para separar diretórios e arquivos no caminho. No Windows, o caractere separador é uma barra invertida (\). Em um sistema UNIX, é uma barra (/). Um erro comum de programação é utilizar '\' como um separador de diretório em vez de '\\'. Uma '\' simples indica que a '\' seguida pelo próximo caractere representa uma sequência de escape.

A diferença aqui é que essa classe, também do pacote javax.sound.sampled (API Java Sound), permite abrir outros formatos de áudio, como o .wav. Isso ajuda bastante, pois obtemos uma qualidade sonora melhor. O MIDI produz um som digitalizado, o que dificulta a experiência de descobrir o som real das notas, objetivo que norteia nosso propósito.



Fontes de Referência

DEITEL, H.M; DEITEL, P.J, Java, Como Programar -8ªed. – São Paulo: Prentice Hall, 2010.
http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/javax/sound/sampled/AudioInputStream.html

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